Página Inicial » Destaques » XV Curso de Divulgação de Medicina Nuclear

XV Curso de Divulgação de Medicina Nuclear

xvcursodivulgacao

Lisboa, Anfiteatro do IPOLFG – 9 e 10 de Novembro de 2018

A aplicação da medicina nuclear na patologia torácica, nomeadamente no cancro do pulmão, e uma nova metodologia terapêutica de radio-embolização de tumores hepáticos são os principais temas em análise no XV Curso de Divulgação da Medicina Nuclear do IPO Lisboa. Dias 9 e 10 de novembro, no anfiteatro do Instituto.

Dias 9 e 10 de novembro decorre no anfiteatro do IPO o XV Curso de Divulgação de Medicina Nuclear que, este ano, tem como principais temas as aplicações da medicina nuclear na doença torácica, nomeadamente no carcinoma do pulmão, e uma nova metodologia terapêutica de radio-embolização de tumores hepáticos.

Lucília Salgado, diretora do Serviço de Medicina Nuclear do IPO, diz que «o primeiro dia será dedicado ao carcinoma do pulmão, abordando novas metodologias de estadiamento e novas técnicas terapêuticas, nomeadamente a imunoterapia e a radioterapia estereotáxica fraccionada (SBRT). A radio-embolização de tumores hepáticos, sejam eles primitivos, como o carcinoma hepato-celular ou secundários, por exemplo a metastização de tumores sólidos ou neuro-endócrinos, é outra área em debate. Será abordada a técnica clássica e a recente introdução de um novo radiofármaco que junta à possibilidade de imagem em câmara-gama a capacidade de ser detetado em ressonância magnética, pelas suas características paramagnéticas.»

O XV Curso de Divulgação da Medicina Nuclear destina-se a profissionais que trabalham nesta área multidisciplinar (médicos, físicos, farmacêuticos, enfermeiros e técnicos de diagnóstico e terapêutica); médicos especialistas em pneumologia, oncologia, radiologia e radioncologia; físicos médicos e estudantes das escolas de tecnologias da saúde.

Consulte o programa e faça a aqui a sua inscrição.

Check Also

X Jornadas de Medicina Nuclear – 5 Abril 2019

Almada, Instituto Portugues da Qualidade – 5 de Novembro de 2019 Caros Colegas, É um privilégio dar-vos as …