Página Inicial » Público e Utentes » O que é uma Cintigrafia?

O que é uma Cintigrafia?

Os radionuclídeos ou átomos com núcleos instáveis, que emitem radiação, podem ligar-se quimicamente a outras moléculas que apresentam uma afinidade particular para determinado processo fisiológico, órgão ou tecido dos organismos. Os compostos resultantes desta ligação química têm o nome de radiofármacos e permitem, depois de administrados ao doente, observar o funcionamento do órgão ou tecido para o qual têm afinidade. Por exemplo, quando se administra um radiofármaco com afinidade para o osso, obtém-se uma cintigrafia óssea.
Os radionuclídeos mais usados em Medicina Nuclear são o Tecnécio-99m (99mTc), o Iodo-131 (131I), o Iodo-123 (123I), o Tálio-201 (201Tl), o Gálio-67 (67Ga) e o Índio-111 (111In). Estes radionuclídeos são usados para obter imagem em Medicina Nuclear pois emitem, de forma contínua, um sinal – raios gama, que é detectado por aparelhos especiais, denominados câmaras gama que, por sua vez, têm associados sistemas de computadores que transformam a radiação gama emitida pelo doente numa imagem, a cintigrafia. Esta, depois de trabalhada no computador e fotografada, é interpretada pelo médico com a especialidade de Medicina Nuclear – o nuclearista – que elabora um relatório sobre o exame efectuado. Este relatório é dirigido ao seu médico assistente, para ser usado para o seu diagnóstico e escolha de terapêutica adequada.
Existem radiofármacos para praticamente todos os orgãos e sistemas e, como tal, actualmente, a Medicina Nuclear é útil num vasto campo de áreas médicas, nomeadamente na Oncologia, Cardiologia, Nefrologia, Pediatria, Neurologia, Psiquiatria, etc. Existem dezenas de diferentes procedimentos que permitem estudar praticamente todo o organismo.
Em Portugal, são realizados anualmente milhares de estudos cintigráficos. São estudos seguros, não dolorosos (requerem na maioria das vezes apenas uma simples injecção numa veia) e não provocam habitualmente qualquer tipo de reacção alérgica.
As cintigrafias não devem ser realizados em caso ou suspeita de gravidez.