Página Inicial » Destaques » In Memoriam de Maria do Rosário Vieira

In Memoriam de Maria do Rosário Vieira

MARIA DO ROSÁRIO VIEIRA
(1947-2020)

No dia 18 de Abril de 2020 faleceu a Dra Maria do Rosário Vieira, uma das primeiras médicas especialistas em Medicina Nuclear em Portugal.

A Dra Maria do Rosário foi uma entusiasta da Medicina durante toda a sua vida. Nunca o seu interesse pelo saber esmoreceu. A vontade de fazer mais e melhor, de integrar o que era novo e de levar os serviços onde trabalhava mais além, esteve sempre presente.

A sua carreira médica começou pela Gastrenterologia, tendo abraçado a Medicina Nuclear no início dos anos 80. Foi nessa altura que veio trabalhar para o Instituto Português de Oncologia de Lisboa, que se tornou a sua casa durante cerca de 25 anos.

No desenvolvimento do Serviço de Medicina Nuclear do IPO de Lisboa foram determinantes o seu trabalho e a sua visão. Foi dos primeiros serviços em Portugal a acolher o Internato Complementar de Medicina Nuclear da Carreira Médica Hospitalar e a sua contribuição para a formação de especialistas em Medicina Nuclear foi determinante na área de Lisboa e sul de Portugal. Foi o primeiro serviço público a instalar a tecnologia PET e também o primeiro a obter a Certificação de Qualidade pela Norma ISO:9001.

Impulsionou a presença científica do serviço a nível internacional, com colaboração de elementos do serviço em vários grupos da EAMN e foi a criadora do primeiro encontro de Medicina Nuclear regular a nível nacional, o Curso de Divulgação de Medicina Nuclear.

Dinamizou a Sociedade Portuguesa de Medicina Nuclear (SPMN), tendo estado no pequeno grupo responsável pela autonomização da SPMN em relação à Sociedade de Ciências Médicas, iniciativa esta que permitiu o crescimento e a evolução para uma sociedade científica mais moderna. A Dra Maria do Rosário percebeu desde cedo a importância do papel da SPMN no contexto nacional e na representação de Portugal em fóruns internacionais como a European Association of Nuclear Medicine (EAMN) e a World Federation of Nuclear Medicine and Biology (WFNMB). Foi Presidente da SPMN durante três mandatos (1995-1997, 1997-1999 e 2004-2006).

As suas qualidades pessoais granjearam-lhe inúmeros amigos, que a acompanharam nas várias fases da sua vida, e que testemunharam a sua grande dedicação à família, o seu gosto por viver uma vida boa e cheia, a sua curiosidade e conhecimento cultural.

Será para sempre lembrada por todas estas razões e pelo lugar único que construiu na Medicina Nuclear Portuguesa.

Lucilia Salgado

Check Also

Mestrado em Imagiologia Cardiovascular da Faculdade de Medicina de Lisboa

Mestrado em Imagiologia Cardiovascular Faculdade de Medicina de Lisboa Imagiologia Cardiovascular A Imagiologia Cardiovascular (ICV) …