Página Inicial » Destaques » IN MEMORIAM – João José Pedroso de Lima – 1934/2016

IN MEMORIAM – João José Pedroso de Lima – 1934/2016

joaolima

No dia 1 de Outubro de 2016 faleceu em Coimbra o Professor João José Pedroso de Lima, biofísico eminente e antigo Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Nuclear.

O Professor Pedroso de Lima marcou a vida de quem com ele conviveu. Um Mestre, um pedagogo, um homem de Ciência e um divulgador de Ciência, de um saber abrangente, profundo e rigoroso, um biofísico de renome internacional e sobretudo um Homem de uma singular probidade de carácter, de uma lealdade exemplar, de uma integridade admirável.

Licenciou-se em 1957 em Ciências Físico-Químicas pela Universidade de Coimbra e em 1968 obteve o “Diploma for Advanced Studies in Research in Science” pela Universidade de Manchester, Universidade essa onde se doutorou em Física. Em Coimbra, foi Professor Catedrático na Faculdade de Ciências e Tecnologia e na Faculdade de Medicina. Leccionou como professor convidado nas Universidades do Rio de Janeiro, Manchester, Bolonha, Algarve, Aveiro, Trás-os-Montes e Alto-Douro, Lourenço Marques, Açores, Lusófona e Instituto Superior Técnico.

Foi Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Aveiro e do Algarve. Foi Presidente do Conselho Directivo do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Diretor do Serviço de Biofísica da Faculdade de Medicina, Presidente do Conselho Directivo do IBILI, membro do Conselho de Administração do AIBILI e Presidente do Conselho Científico da ESTESC.

Foi o principal responsável pelo Projecto PET que levou à criação do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS).

Foi Presidente de múltiplas sociedades científicas, entre as quais a Sociedade Portuguesa de Medicina Nuclear. Foi Membro do «Executive Committee» da European Association of Nuclear Medicine e Coordenador da área de Física Médica da Sociedade Portuguesa de Física. Foi membro da Academia Portuguesa de Medicina.

A sua jubilação ocorreu em Setembro de 2004. Em 2012 criou as Lojas de Saber, uma iniciativa de voluntarismo solidário destinada a aproveitar as competências e experiência dos reformados em benefício da sociedade e dos próprios reformados.

Para além da riqueza do seu curriculum científico e académico, da sua incansável capacidade de trabalho, da sua busca constante de mais saber, o Professor Pedroso de Lima lega-nos um excepcional exemplo de humanismo e de amor à vida.

Este é o nosso último abraço, querido Professor.

Nunca o esqueceremos.

João Manuel Pedroso de Lima